domingo, 5 de maio de 2013

Minha experiencia com o livro Desenhando com o lado direito do cerebro -Betty Edwards (desenho e caligrafia)

No desenho:

Eu sempre desenhei bem, mas o meu conceito de desenhar bem mudou quando li o livro 'Desenhando com o lado direito do cérebro de Betty Edwards'.
(Alguns desenhos feitos por mim na infância.)


Fiquei muito entusiasmada com o conteúdo e os resultados obtidos pelos alunos ao decorrer do curso e imediatamente comecei a pratica-los.
Exemplo de desenho feito por um aluno :

Os exercícios do livro propõe que qualquer um que queira desenhar precisa "desbloquear" seu lado criativo, (ou seja lado direito) e deixar que ele faca o trabalho de ver certo para desenhar certo.



A mudança foi radical !!!!!
Como mencionei, sempre desenhei bem, mas meu desenhos pularam para um nível extraordinario !
Veja alguns desenhos que eu fiz e refiz depois dos exercícios:

                                                           2009                               2008          


2009                     2010    

E fui mais alem...



Na caligrafia :


Eu sempre gostei daquelas letras de caligrafia, desde de criança tentei imita-las... sem muito sucesso...
Conforme o tempo foi passando, eu comecei a fazer as letras mas precisava ter uma colinha do alfabeto, sem isso as letras não saiam.

Não entendia porque o  meu cérebro não conseguia decorar as letras, sempre estudava apostilas de caligrafia e eu continuava apenas imitando as letras...
Uma das minhas apostilas dizia que não bastava copiar as letras mas era preciso ver as curvas, onde começavam e terminavam, a forma da letra etc...
E foi o que eu fiz...
Algum tempo depois eu estava no eu quarto desenhando e rabiscando ( mania de desenhista rs). Quando comecei meio que espontaneamente a fazer as letras, mas não simplesmente escrevendo eu estava desenhando as linhas, o formato...
Nesse dia o meu cérebro gritou "Eureka!" E a partir desse dia escrevo caligrafia numa boa de memoria, exatamente como diz o livro !

Isso me fez concluir que:
Existe uma técnica certa para fazermos as coisas, existe um único responsável para vc descubra: seu cérebro.

"Abra a caixa de tesouros escondidos"



FIM!


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!